Prima Empreendimentos Inovadores

Desde que escolheu Salvador como endereço, em 2005, o Grupo Prima se caracteriza pelo comprometimento social e o respeito ao meio ambiente. Reconhecida como empresa que preza por incorporações de alta tecnologia, sustentabilidade e sofisticação, o Grupo Prima se destaca por assinar verdadeiras obras de arte ao longo de 20 anos.

O primoroso trabalho de Retrofit realizado no antigo prédio do Jornal A Tarde, adquirido pelo Grupo Prima para se tornar o Hotel Fasano Salvador, e que chama atenção pela qualidade da obra, suas minúcias e singularidades culturais e históricas, ganhou o Prêmio Nacional Master Imobiliário/23, na categoria Retrofit.

Os empreendimentos Prima decoram ruas e bairros, como o Residencial Horto Barcelona e Horto Parque Barcelona, pérolas do Horto Florestal, área das mais cobiçadas de Salvador. E por falar em joia, o Sublime Horto House é elegante e sofisticado, espaçoso e aconchegante. No literal, é sinônimo de Divino. E convenhamos, nada mais adequado para o primeiro empreendimento do norte-nordeste qualificado para o selo internacional de sustentabilidade GBC Condomínio, um Triple A com piscina na varanda.
O alto nível se mantém no Torre Barcelona, onde a genialidade de Gaudí é inspiração e homenagem. Um toque de arte no mais caro metro quadrado de Salvador, o Corredor da Vitória, a primeira pincelada com selo Prima. O Morro Ipiranga Residence, no prestigiado bairro da Barra, é prova material de que os bons ventos sopram com primazia na primeira capital do Brasil. Com vista privilegiada para o Atlântico, a poucos metros do circuito Barra-Ondina e a minutos do Centro Histórico de Salvador, é o local ideal para quem aprecia tranquilidade e luxo.

Em 2024 o Grupo Prima fez o maior lançamento imobiliário do ano de uma incorporadora filiada à ADEMI, com um VGV estimado em 480 milhões. O Villaggio Jardins, empreendimento criado sob o conceito Home Resort, nasce com qualificação para o Selo Edge, certificado internacional de sustentabilidade e que garante o Selo IPTU Verde.

Em Baixio, no Litoral Norte da Bahia, o Grupo Prima mantém em uma área de 6.300 hectares, com mais de 14 km de praia, uma forte presença, principalmente através do Instituto Socioambiental Voar, que desde 2010 promove a formação de mão de obra em turismo, construção civil e serviços de hotelaria, além de cursos de arte e consciência ambiental. Até o ano de 2024 foram investidos mais de R$ 3.5 bi, recursos que impactaram mais de 3.300 pessoas. Atualmente, 95% da mão de obra absorvida em Ponta de Inhambupe - empreendimento à beira mar e ao lado do Rio Inhambupe, composto por um mall de lojas, condomínio de casas e apartamentos e ainda um hotel boutique operado pela rede Slaviero Hotéis -, são de trabalhadores locais, legítimos detentores dos valores culturais da região.

Mais de dez mil empregos devem ser gerados, com investimentos previstos em R$6 bilhões, o suficiente para desenvolver o maior polo de turismo de luxo da América do Sul, com reconhecimento internacional em projetos imobiliários e infraestrutura, o que inclui resorts, empreendimentos residenciais, aeródromo, heliporto, estradas, saneamento e abastecimento de água e energia.

O "Eu Vendo Prima", programa de incentivo e capacitação para corretores de imóveis, coloca o Grupo Prima na vanguarda do mercado. São mais de 200 horas de cursos on-line, sobre captação de clientes, pós-venda, neurolinguística, criação de conteúdo e marketing digital, além de eventos e premiações diferenciadas.

Adequação do projeto ao espaço urbano

O Grupo Prima, com sua identidade que mescla raízes espanholas e a vivacidade baiana, solidificou-se com destaque no mercado imobiliário desde sua fundação, em 2005. A empresa construiu uma trajetória marcada por empreendimentos de alto padrão, onde a sofisticação se encontra com a inovação tecnológica e um forte compromisso com a sustentabilidade. A excelência da atuação foi reconhecida com o Prêmio Master Imobiliário/23, categoria Retrofit, pelo notável trabalho de revitalização do antigo prédio do jornal A Tarde, feito que ressalta a sensibilidade e o respeito da empresa pelo patrimônio e história local. O Grupo também foi agraciado com os Prêmios Empresa Revelação e Empresa do Ano, da ADEMI, e o Prêmio Internacional de Arquitetura (TILE), evidenciando reconhecimento em diversas esferas do setor.

A filosofia do Grupo Prima reside na criação de destinos turísticos e imobiliários que primam pela qualidade construtiva e pela sensibilidade. Um exemplo emblemático dessa abordagem é o programa sócio-educativo-ambiental Voar, implementado em 2010 e que demonstra o engajamento da empresa com a comunidade em 6.300 hectares de área com 14 km de praia. O projeto, que visa estabelecer o maior polo turístico de luxo da América do Sul, com um investimento estimado em R$ 6 bilhões, foi concebido para desenvolver e informar a comunidade em cada etapa da intervenção, de forma a garantir a participação de todos. Além de oferecer cursos profissionalizantes em áreas cruciais como construção civil, turismo e serviços de hotelaria, o Voar fomenta a consciência ecológica através da arte e da educação ambiental.

O planejamento das intervenções em Baixio partiu da compreensão da realidade dos moradores e de seus aspectos socioeconômicos, estabelecendo parcerias com instituições como o SENAC para preparar a comunidade para um turismo de alto padrão.
As primeiras obras, iniciadas em 2017, anunciam um complexo que, além de resorts e imóveis sofisticados, contará com uma das maiores estruturas hoteleiras internacionais, incluindo aeródromo, heliporto, estradas e infraestrutura de saneamento e abastecimento de água e energia. A valorização da mão de obra e da vocação local caminham lado a lado com a preservação do rico bioma que torna Baixio um verdadeiro paraíso. O marco simbólico do início dessa nova fase foi a celebração da Pedra Fundamental, com a presença do Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e diversas autoridades de âmbito regional e nacional, em novembro de 2024.

A capacidade do Grupo Prima de gerar impacto positivo na paisagem, e de contribuir na valorização do seu entorno, está impressa em endereços icônicos de Salvador, como o Torre Barcelona, o Residencial Horto Barcelona, o Horto Parque Barcelona, o Sublime Horto House e o Morro Ipiranga Residence, cada um refletindo o compromisso da empresa com a qualidade e a inovação. Essa marca também se faz presente na sensível intervenção de retrofit no antigo prédio do Jornal A Tarde, na concepção do ambicioso Destino Turístico de Baixio, no lançamento do Ponta de Inhambupe e, mais recentemente, no inovador conceito do Villaggio Jardins, onde a "doação" do Boulevard Jardins, com todas a sua generosidade urbana possíveis, não apenas adequá, como insere o empreendimento no coração da comunidade. São projetos que materializam a visão do Grupo Prima de integração harmoniosa ao tecido urbano e ao ambiente natural, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a valorização das regiões onde se inserem.

Contribuição para a imagem do mercado imobiliário

Com empreendimentos que navegam em diversas correntes do mercado imobiliário, desde habitações de luxo até destinos turísticos com reconhecimento internacional, o Grupo Prima é sinônimo de qualidade. Expertise que inclui a revitalização de edifícios históricos, até a construção de residências de alta sofisticação.

A ousadia do Grupo Prima manifesta-se já no Torre Barcelona, no trecho mais valorizado do icônico Corredor da Vitória, em Salvador. O requinte atinge o Sublime Horto House e se projeta nos residenciais Horto Barcelona e Horto Parque Barcelona. Sensibilidade retratada no Morro Ipiranga Residence, no Hotel Fasano Salvador - Retrofit do antigo prédio do Jornal A Tarde - e, mais recentemente, no Villaggio Jardins, home resort lançado no último terreno disponível do Cidade Jardim. O mesmo se reflete no Destino Turístico de Baixio, futuro polo de atração internacional, e no empreendimento Ponta de Inhambupe, composto por um hotel boutique, mall de lojas e condomínio de casas e apartamentos. Os reflexos dos empreendimentos do Grupo Prima estão por toda parte e em todos os nichos.

A busca por inovação se dá na incorporação de novas tecnologias, aliadas às melhores práticas de sustentabilidade, o que resulta em ações menos invasivas, gerenciamento responsável do descarte de entulhos e resíduos, reaproveitamento de materiais não renováveis, como ferro, água e areia, e na implementação de medidas eficazes para a redução da poluição sonora. A utilização de equipamento próprio para a lavagem das rodas dos caminhões e caçambas que circulam pelas obras é uma medida simples, porém eficaz, que contribui para a manutenção da limpeza e conservação da área urbana circundante, minimizando o impacto das atividades de construção na comunidade local.

Os empreendimentos com a marca do Grupo Prima são concebidos com total atenção à qualidade de vida dos trabalhadores, moradores e seus vizinhos, através de práticas alinhadas com sustentabilidade, como carregadores para veículos elétricos, painéis fotovoltaicos, sistemas de reutilização de água e a preservação de áreas verdes, exemplos que justificam Selos como o EDGE, GBC e outras certificações que atestam o engajamento do Grupo Prima com responsabilidade social e ações de proteção ao meio ambiente.
A valorização dos colaboradores, desde a equipe administrativa aos trabalhadores nos canteiros de obras, passando por engenheiros, arquitetos e corretores de imóveis, é outro exemplo fundamental para o mercado imobiliário.

A empresa promove relações de trabalho humanizadas, reconhecendo o papel de cada ator. Filosofia traduzida na melhoria dos resultados e na qualidade dos serviços. O programa "Eu Vendo Prima", que capacita, valoriza e premia os corretores de imóveis, incentiva o desenvolvimento profissional e a excelência no atendimento.

A presença do Grupo Prima é multifacetada e impactante, com projetos disruptivos que alteram e melhoram a paisagem dos locais onde os empreendimentos estão localizados, além do compromisso com a sustentabilidade, ratificada em Baixio, com a preservação de 70% da área, e no Villaggio Jardins, onde 1.600 m² foram destinados ao bosque. São convicções que reverberam em prêmios e reconhecimento e que impactam o mercado imobiliário, do corretor de imóveis aos incorporadores, dos clientes aos arquitetos.

Apresentar ações de responsabilidade social da empresa

O Grupo Prima tece sua história em Salvador e, de forma singular, em Baixio, no Litoral Norte da Bahia. Capital e interior, metrópole e paraíso natural. Dois cenários, duas formas de vida. Dois biomas. Uma só razão para a presença do Grupo Prima: melhorar a qualidade de vida das pessoas com empreendimentos de alto padrão e em sintonia com a defesa e preservação do meio ambiente e desenvolvimento das comunidades locais.

Em Salvador, essa contribuição se manifesta também na valorização da estética urbana, como acontece com o Torre Barcelona, verdadeira intervenção de arte em forma de moradia de luxo. Os projetos de Salvador sugerem novas formas de viver na capital, enquanto a restauração do antigo prédio do A Tarde, adquirido pelo Grupo Prima, desempenha o papel de guardião da memória cultural e foi pioneiro na valorização do Centro Histórico da capital baiana.
É em Baixio que o engajamento social do Grupo Prima floresce de maneira mais intensa, ancorado no Instituto VOAR. Desde 2010, o VOAR semeia oportunidades através da formação de mão de obra em turismo, construção civil e serviços de hotelaria, além de nutrir a sensibilidade artística e a consciência ambiental. Até 2024, foram investidos R$3.5 bi em projetos e ações que impactaram diretamente mais de 3.300 pessoas. A priorização da mão de obra local, atualmente, é de 95%.
O ambicioso projeto de transformar Baixio em um polo turístico de luxo, com investimentos previstos em R$6 bilhões e a estimativa de gerar dez mil empregos, é concebido com a participação ativa da comunidade, visando um crescimento que respeite costumes, vocações e o meio ambiente. A construção de resorts, residências e infraestruturas como estradas, aeródromo e sistemas de saneamento prometem um impacto socioeconômico duradouro.
A criação da Agrícola - empresa do Grupo Prima- resultou em uma agricultura participativa e solidária que está refletida na Horta Orgânica que gera emprego e renda para parte das famílias de Baixio. Mais que isso, durante a Pandemia da Covid 19 a horta virou fonte de abastecimento para as comunidades mais vulneráveis que recebiam gratuitamente parte do alimento produzido. Um exemplo de trabalho em conjunto em defesa de todos.
E por falar em todos, foi pensando na comunidade do entorno do Villaggio Jardins que o Grupo Prima afinou a parceria com a Pracatum, instituição arte-educativa do Candeal que vai ajudar a selecionar mão de obra qualificada do bairro. Mais que isso, uma quadra poliesportiva e uma praça, erguidos em terreno doado pelo Grupo Prima, farão parte dos novos equipamentos urbanos da comunidade.
O Grupo Prima estende seu olhar social aos colaboradores e parceiros. O programa "Eu Vendo Prima", com mais de 200 horas de cursos online sobre diversas áreas de atuação, desde a captação de clientes até marketing digital, investe na qualificação e capacitação profissional dos corretores de imóveis, colocando a empresa na vanguarda do mercado e fortalecendo um elo fundamental para o sucesso das vendas.
A valorização dos fornecedores locais, especialmente aqueles ligados à economia solidária, fortalece o tecido social onde a empresa atua. A contribuição extrapola a inovação e qualidade dos empreendimentos imobiliários e espaços físicos criados e gerados pelo Grupo Prima. Estão presentes principalmente nas ações de valorização do capital humano. Testemunho de que o desenvolvimento imobiliário pode e deve caminhar de mãos dadas com a valorização social e a preservação ambiental.

Utilização de diferenciais mercadológicos

A estratégia do Grupo Prima de integrar diferenciais mercadológicos únicos em seus empreendimentos imobiliários impacta diretamente na velocidade de suas vendas, atuando como um motor que impulsiona o interesse e a decisão de compra dos clientes.
A sustentabilidade, por exemplo, deixou de ser um nicho para se tornar um valor essencial para muitos compradores. O Grupo Prima, ao incorporar práticas sustentáveis que vão desde a escolha de materiais até a eficiência energética (com selos como o Edge no Villaggio Jardins e o GBC Condomínio, no Sublime Horto House), atrai um público cada vez maior e mais consciente. Essa preocupação ambiental agrega valor ao imóvel, diferenciando-o da concorrência e acelerando a decisão de compra por clientes que buscam um estilo de vida alinhado com a preservação do planeta e, muitas vezes, com a economia a longo prazo proporcionada por essas soluções.

Empreendimentos que se destacam pela arquitetura diferenciada, como o Torre Barcelona inspirado em Gaudí, e pela utilização de materiais de alta qualidade, despertam o desejo e a confiança dos compradores. Imóveis com design funcional, esteticamente agradáveis e construídos para durar tendem a ter um ciclo de vendas mais curto, pois atendem às expectativas do público.

A localização privilegiada, um fator clássico no mercado imobiliário, é potencializada pelo Grupo Prima com a integração de seus empreendimentos com o entorno. Estar próximo a conveniências e serviços essenciais é um atrativo inegável, e quando essa localização se soma a um design diferenciado, práticas sustentáveis e generosidades urbanas, o empreendimento se torna ainda mais desejado.

O atendimento personalizado oferecido pelo Grupo Prima - tanto na pré-venda com os corretores parceiros do #Eu Vendo Prima e a equipe comercial, como no pós-venda com o atendimento ao cliente - constrói uma relação de confiança. Sentir-se acolhido e bem informado durante todo o processo de compra, desde a primeira visita até a entrega das chaves, reduz a ansiedade e as dúvidas, facilitando a tomada de decisão e, consequentemente, a velocidade de fechamento dos negócios.
Além disso, trazemos o programa "Eu Vendo Prima" como diferencial mercadológico, pois, através dos cursos, materiais exclusivos, eventos e campanhas proporcionadas, conseguimos fortalecer a parceria entre nosso time comercial e os corretores e criar uma rede de profissionais bem informados, motivados e que acreditam nos empreendimentos do Grupo Prima.

A estratégia do Grupo Prima de integrar sustentabilidade, design inovador, qualidade superior, localização estratégica e atendimento personalizado não apenas diferencia seus empreendimentos em um mercado competitivo, mas também cria um valor que impulsiona o interesse dos compradores, reduz a jornada de venda e consolida a empresa como uma referência de confiança e qualidade.

Design e plasticidade dos projeto/empreendimentos

O Design e a Plasticidade dos empreendimentos do Grupo Prima se revelam como elementos centrais de identidade, permeando tanto a estética quanto a funcionalidade e a integração com o entorno. A empresa demonstra preocupação em conceber projetos que transcendam a mera construção, buscando criar espaços que dialoguem com a paisagem urbana e natural, ao mesmo tempo em que oferecem uma experiência estética e sensorial diferenciada.

A inspiração na arte de Gaudí para o Torre Barcelona é exemplo emblemático da abordagem do Grupo Prima em relação ao Design. Ao "enfeitar" uma das avenidas mais valorizadas de Salvador com uma arquitetura singular, o empreendimento se destaca visualmente e injeta uma dose de arte e criatividade no cotidiano da cidade.

A plasticidade da obra, com suas formas orgânicas e detalhes expressivos, contribui para a valorização estética do espaço urbano, demonstrando como o design é um agente de transformação e beleza.
A sensibilidade estética do Grupo Prima se manifesta na escolha de nomes e conceitos para seus empreendimentos, como o Sublime Horto House, que evoca elegância e sofisticação, ou a homenagem ao Rio Inhambupe no Residencial Ponta de Inhambupe, que conecta o projeto à identidade da região. Essa atenção aos detalhes reflete a preocupação em criar uma narrativa visual e sensorial que envolva os futuros moradores e se harmonize com o contexto.

A plasticidade dos empreendimentos do Grupo Prima se relaciona com a forma como se integram com o entorno. A preocupação em interagir com os empreendimentos vizinhos, no caso do Sublime Horto House, se estabelece a partir do Horto Boulevard, generosidade urbana criada em parceria com outros atores do mercado imobiliário. Em Baixio fica perceptível uma abordagem de design que considera o impacto em toda comunidade e meio ambiente.

O Grupo Prima enxerga o design como uma ferramenta para qualificar o espaço urbano, promovendo não apenas a estética, mas também a segurança e a qualidade de vida. A plasticidade dos seus empreendimentos, portanto, não se limita à forma física, mas se estende à sua capacidade de gerar impactos positivos no ambiente e na experiência das pessoas.
O conforto térmico e acústico dos empreendimentos é outro traço característico do Grupo Prima, o que gera economia de energia, redução do consumo e melhor qualidade vida. Condição que só é possível com o planejamento de um design adequado e materiais apropriados e de qualidade comprovada.

O cartão de visitas do Grupo Prima, quando o assunto é design e plasticidade, reside principalmente no gabarito dos profissionais que assinam as obras de arte. Cássio Santana, Ricardo Farias, Antônio Caramelo e Sidney Quintela, são nomes de reconhecimento internacional e que unem toda a sua experiência e competência ao alto padrão de qualidade exigido pela empresa. Um time desse nível quando fortalecido por projetos e materiais diferenciados e modernos e intrinsecamente ligados à preservação da natureza, é prenúncio de triunfo, certeza de sucesso.

Os empreendimentos do Grupo Prima se caracterizam por uma estética diferenciada e inspiradora, pela sensibilidade na integração com o entorno natural e urbano, pela preocupação em fomentar a convivência e a qualidade de vida e pela capacidade de transformar espaços através da arquitetura e da engenharia. A empresa demonstra que o design, quando aliado a uma visão responsável e atenta às particularidades de cada local, pode ser um poderoso motor de valorização e bem-estar.

Qualidade das campanhas publicitárias

A comunicação do Grupo Prima se destaca por ser estratégica, responsável e profundamente integrada com as comunidades do entorno. Essa comunicação sustenta os pilares fundamentais da empresa: DESENVOLVIMENTO, SOLIDEZ e SUSTENTABILIDADE. Em vez de uma comunicação puramente promocional, o Grupo Prima prioriza uma abordagem que se manifesta com ações concretas e responsáveis no dia a dia e com escuta ativa da comunidade. O objetivo vai além da construção de edifícios, busca a criação de espaços de convivência.

Antes de iniciar qualquer empreendimento, o Grupo Prima estabelece canais de comunicação capazes de esclarecer de forma detalhada os impactos causados pela intervenção e os benefícios que uma obra sustentável pode produzir. A ideia é pavimentar uma boa relação com a implementação de generosidades urbanas e minimizar os desgastes e desconfortos de uma obra de grande porte. Exatamente como o Villaggio Jardins, onde uma comunicação direta mantém a comunidade informada de cada passo e das generosidades urbanas que estarão à disposição de todos.

Em Baixio, o Instituto Voar estabelece uma comunicação objetiva com a comunidade, exercendo a função de porta-voz das necessidades das famílias, ao mesmo tempo em que funciona como fonte de informações sobre intervenções, etapas e progressão das obras e das ações de educação ambiental. O atendimento às famílias mais vulneráveis durante a Pandemia de Covid 19, através da doação de alimentos produzidos na Horta Orgânica da comunidade, revela o poder da comunicação e da credibilidade de instituições como o VOAR, braço do Grupo Prima.

A comunicação respeitosa da Prima se faz na base da escuta da população. A empresa dedicou 10 anos de interação com a comunidade antes de lançar o primeiro empreendimento, o Condomínio Ponta de Inhambupe. O longo período de escuta demonstra o profundo respeito pela cultura e vocação local, ratificando de forma inequívoca o compromisso com a preservação e valorização do povoado. O próprio nome do empreendimento, homenagem ao Rio Inhambupe, reforça os elementos identitários da região e se alinha com as políticas de ESG, na medida em constrói um novo destino turístico e imobiliário sustentável. Sinergia que se traduz em uma comunicação transparente com a comunidade.

A promoção de eventos comunitários através do Instituto VOAR como Natal, Réveillon, Dia das Crianças, Carnaval e São João fortalece a interação, a autoestima e o convívio em comunidade. A qualidade da comunicação do Grupo Prima reside na autenticidade e coerência de suas ações. Ações que geram mídia espontânea a cada lançamento e a cada nova e merecida premiação, abastecem as plataformas digitais e publicações especializadas que contam a trajetória da empresa, em 20 anos de atuação, afinal, as obras com o selo Grupo Prima, falam por si só.

Concluindo, a forma como o Grupo Prima divulga as ações e se comunica vai muito além de simples anúncios. É uma estratégia central, conectada com o crescimento sustentável e a solidez da empresa. Ao ouvir atentamente e agir de forma responsável junto às comunidades, o Grupo Prima mostra uma comunicação de primeira linha, baseada em clareza, consideração e apreço pelos lugares onde atua. Seja conversando antes de iniciar as construções, oferecendo apoio social pelo Instituto Voar ou integrando arte e cultura em seus projetos, a comunicação da Prima é verdadeira e eficiente, capaz de criar efeito positivo que perdura e fortalece a sua imagem a cada novo empreendimento.

Utilização de novas tecnologias no produto

A aplicação de novas tecnologias nos empreendimentos do Grupo Prima reflete um compromisso contínuo com a inovação e a responsabilidade socioambiental, que se manifesta de formas distintas em seus diversos projetos, culminando nas inovações presentes no Villaggio Jardins.

Empreendimentos anteriores já sinalizavam essa preocupação. O Sublime Horto House, por exemplo, obteve a certificação GBC (Green Building), atestando a incorporação de tecnologias e práticas sustentáveis em seu projeto e construção. Isso inclui a utilização de materiais de baixa emissão, sistemas eficientes de iluminação e ventilação, e outras soluções que visam minimizar o impacto ambiental e proporcionar maior conforto e economia para os moradores.

O Residencial Horto Barcelona e o Horto Parque Barcelona, localizados no Horto Florestal, também incorporam elementos de sustentabilidade, como a otimização do uso da água e a eficiência energética em suas áreas comuns. A preocupação com a qualidade de vida dos moradores se traduz em espaços bem planejados e com infraestrutura que permite a futura adoção de tecnologias de automação residencial.

No icônico Torre Barcelona, a inovação se manifesta na sua própria concepção arquitetônica, inspirada em Gaudí, e que proporciona a integração com o entorno e a otimização da luz natural e ventilação, elementos que contribuem para a eficiência energética passiva. A escolha de materiais duráveis e de alta qualidade também se alinha com a busca por um ciclo de vida mais longo e sustentável.

A sensível revitalização do antigo prédio do jornal A Tarde, adquirido pelo Grupo Prima para abrigar o Hotel Fasano, demonstra compromisso com a preservação do patrimônio histórico, através da utilização de tecnologias construtivas modernas (Retrofit) para manutenção da identidade original do imóvel. A intervenção levou a conquista do Prêmio Master Imobiliário/23 na categoria Retrofit.

Em Baixio, o planejamento do futuro polo turístico de luxo integra a sustentabilidade desde a sua concepção. A previsão de autossuficiência em energia, água e saneamento, demonstra uma visão de desenvolvimento que prioriza a preservação ambiental em larga escala.

O Villaggio Jardins representa a materialização da responsabilidade socioambiental nos produtos do Grupo Prima. As inovações em eficiência energética (painéis fotovoltaicos, elevadores regenerativos), gestão da água (reaproveitamento, economizadores), gestão de resíduos (usina de reciclagem no canteiro de obras), segurança (reconhecimento facial, biométrico) e bem-estar (pré-automação, boulevard integrado) demonstram um salto qualitativo na incorporação de tecnologias que beneficiam o meio ambiente e a qualidade de vida dos moradores e da comunidade.

Com todo mérito o Villaggio Jardins, mais novo conceito de Home Resort de Salvador, ostenta a qualificação para o Selo Edge, certificado internacional de sustentabilidade e que atende aos mais rigorosos e exigentes conceitos de preservação e defesa do meio ambiente com um bosque de 1.600 metros quadrados. O boulevard comunitário com suas generosidades urbanas produz um sentimento de pertencimento a todos envolvidos, moradores, vizinhos e visitantes.

Utilização de novas tecnologias na construção

Em sintonia com um universo onde inovação e tecnologia são as grandes vedetes, o Grupo Prima reafirma o propósito de seguir atualizado, tanto no que se refere ao produto que é entregue aos clientes, como aos processos construtivos, cada vez mais alinhados às exigências pertinentes ao mundo conectado, qualidade de vida, sustentabilidade e meio ambiente.

A construção dos empreendimentos de alto luxo, notadamente em Salvador, e de destinos turísticos de padrão internacional, como Baixio, no Litoral Norte da Bahia, tem como prerrogativa a utilização de ferramentas que garantem economia, praticidade e assertividade. E os novos equipamentos e programas permitem a visualização de tudo que envolve a realidade através do universo virtual.

Assim é possível ensaiar cada passo e antever o resultado, sem correr riscos. O que explica o uso de drones com tecnologia LIDAR para mapeamento de terrenos e acompanhamento das obras em todos os ângulos. Também foi incorporado o App Diário de Obras, inovação em gestão eletrônica para acompanhamentos das etapas do processo de construção, e a plataforma AutoDoc, para gestão dos projetos executivos.
A tecnologia BIM (Building Information Modeling) é uma realidade presente nos projetos, permitindo a criação de modelos virtuais 3D que integram informações das disciplinas envolvidas na construção, o que facilita a detecção de conflitos de projeto, otimiza o tempo de desenvolvimento e o planejamento das etapas da obra, melhorando a comunicação entre as equipes e contribuindo para a redução de custos e prazos.

Outro destaque é o Sistema Limitador de Queda em Altura - SLQA que reduz o risco de acidentes. A aplicação de fachadas ventiladas em cerâmica sobre perfis metálicos, reduz as etapas de trabalho e, ao dispensarem argamassa e rejuntes, produzem menos ruídos, consomem menos água e areia e melhoram o conforto térmico do empreendimento.

Mecanismos de controle de acesso às obras, relógio de ponto com reconhecimento facial e rede de proteção piso a piso, fazem parte da rotina dos canteiros do Grupo Prima, empresa que investe na valorização do produto e sustentabilidade, daí a opção por concreto auto adensável de 40 Mpa em toda a estrutura e blocos de fundação, bem como o uso de concreto refrigerado com gelo para blocos de fundação com 400 m3.

Os vidros refletivos em todas as esquadrias externas, produzem redução de calor e de raios UV no interior dos apartamentos. Mas não é só isso. Revestimento interno das paredes externas e dos pilares internos em gesso acartonado, bem como bancadas de granito coladas diretamente no revestimento, sem a necessidade de arremates, geram economia, durabilidade e melhor acabamento.

Tecnologias essas que foram amplamente utilizadas no maior lançamento imobiliário de 2024 entre os associados da ADEMI, o Villaggio Jardins, com um VGV de aproximadamente R$480 milhões. Isso sem falar nos elevadores de emergência com maior capacidade de carga e com velocidade de 3m/s e análise aprofundada da legislação de combate a incêndio.

O pacote de inovação e tecnologia ainda agrega estrutura de tomadas para carros elétricos, energia fotovoltaica, elevador com regenerador de energia, isolamento térmico da tubulação de água quente, passeio em pavimento impermeável e casa de resíduo com compartilhamento para conta seletiva. Tudo para manter a harmonia entre inovação e natureza, bem estar e tecnologia, sustentabilidade e conforto. Tudo com toque do Grupo Prima, uma empresa sempre à frente do seu tempo.

Outros Candidatos na Categoria Empresa do Ano