OR

Com mais de 30 anos de atuação no mercado da Bahia, sendo 16 como empresa autônoma e nacional, a OR é o braço imobiliário do Grupo Novonor, que se destaca pela entrega de empreendimentos diferenciados, com qualidade certificada e reconhecida através de 70 premiações nacionais e internacionais como International Property Awards, America’s Property, Top of Mind Salvador, Prix d’Excellence International, além de 22 prêmios Ademi-Bahia.

Presente atualmente em 4 estados: Bahia, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro, desenvolve projetos de alto luxo, residenciais, comerciais e de uso misto, além de loteamentos e destino de férias. A OR possui, ao todo, 9 valores principais, extraídas da TEO (Tecnologia Empresarial Odebrecht), que norteiam as ações da empresa e de seus integrantes.

A empresa possui ao todo 664 colaboradores, espalhados pelos 4 estados, sendo uma equipe diversa e inclusiva, que conta com 38% de liderança feminina, e 36% dos integrantes pretos e pardos. Com espírito de servir, a cultura da OR reflete o seu compromisso com a saúde, segurança e bem-estar das pessoas, além da sua responsabilidade social, transformando as cidades e comunidades onde atua. Promove ambientes de trabalho seguros, inclusivos e equitativos, e mantém bom relacionamento com as comunidades, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, educação e geração de emprego e renda.

Promover o desenvolvimento sustentável é um dos principais pilares da OR. Cada detalhe é pensado para maximizar o reaproveitamento dos recursos, respeitar o meio ambiente e as comunidades e vizinhança locais. A empresa tem como premissa que todos os seus empreendimentos tenham um desenvolvimento de projeto, construção e gestão pautados nos seus pilares ESG, e que, sejam certificados por órgãos competentes que atestem a sua sustentabilidade.

A OR também é membro-fundador do Green Building Council do Brasil, com mais de 20 edifícios certificados, sendo, atualmente, uma das empresas com maior número de empreendimentos verdes no país e contribuindo para a construção de cidades inteligentes. A inovação e criatividade são tratadas como prioridade. Essa sede por inovação combina tecnologia e sustentabilidade para melhorar a qualidade de vida dos clientes e do entorno onde os empreendimentos estão inseridos. Dessa forma, são aplicadas em todos os seus projetos tecnologias que possam aumentar a eficiência e gerar menor impacto no meio ambiente.

A empresa segue uma Política de Qualidade que tem como objetivo estabelecer referências para o planejamento, implementação e a melhoria da eficácia da Gestão da Qualidade dos projetos realizados pelas equipes da OR, assim como, apoia o direcionamento estratégico, visando a conquista dos resultados pactuados.

Em toda etapa do ciclo do negócio, a incorporadora exerce seu propósito de estudar e aplicar as melhores soluções de engenharia e inovação, incluindo o pilar sustentabilidade nos canteiros de obras, assegurado pela implantação e monitoramento de controles ambientais e de indicadores de gestão.

Baseada na Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO), a OR incorpora os princípios de servir ao cliente com excelência, fomentar o desenvolvimento humano e atuar com responsabilidade social, carregando a tradição de uma cultura empresarial que valoriza o comprometimento, a ética e a inovação contínua.

Adequação do projeto ao espaço urbano

Mais que produtos imobiliários, a OR busca valorizar e transformar a cidade, com foco na expectativa do cliente e com olhar no futuro, contribuindo com o desenvolvimento e criação de novos espaços urbanos de forma ordenada, geração de empregos e renda, movimentando a economia local.

O empreendimento Monvert teve como direcionamento ajudar no reflorestamento do Horto Florestal, tanto dentro do empreendimento como dentro dos condomínios vizinhos. Ao lado, construímos o Alameda Vert, um street mall, que surgiu para atender às necessidades cotidianas do público local, mesclando os segmentos de conveniência, serviços e alimentação. O pátio central, integrado à Praça Estácio Gonzaga, promove um ambiente de convivência aos usuários e famílias.

Nele, foi implementado tomadas USB acopladas em bancos, tomada para carregamento de carro elétrico, implantação de paisagismo e iluminação em led, proporcionando conforto ao entorno e atendendo as necessidades dos moradores da região. O Legacy, atualmente em construção, conversa com a história do bairro que foi planejado e construído pela Construtora Norberto Odebrecht. Todo seu conceito foi pensando para reforçar o legado da história do Loteamento Caminho das Árvores e direcionar o bairro para um novo padrão de empreendimentos, impulsionando um mercado desejado pela região com maiores metragens, além de valorizar o seu entorno com o novo maior prédio da cidade de Salvador.

No Terra Dourada Parque Camaçari, o Condomínio de Lotes é uma inovação no direcionamento da OR, agregando também empreendimentos de segmento econômico e foi concebido para ter impacto visual positivo na paisagem, estando totalmente integrado ao entorno, além do seu projeto paisagístico possuir, em sua totalidade, espécies nativas, não descaracterizando a região.

A chegada do empreendimento ao Bairro Novo, fomenta ainda mais o desenvolvimento do entorno, impulsionando a geração de novos serviços, transportes, entre outros impactos positivos para o mercado como um todo, com destaque para o imobiliário, que se encontra em amplo crescimento no município, impulsionando a valorização e aumento da população no bairro.

Contribuição para a imagem do mercado imobiliário

A OR contribui significativamente para a imagem do mercado imobiliário ao estabelecer e manter altos padrões de qualidade, inovação, sustentabilidade, sempre inspirados no desejo do cliente. Alinhamos os nossos projetos aos pilares ESG (Environmental, Social, and Corporate Governance) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, garantindo impactos positivos em todo o ciclo de seus negócios. Nossos compromissos incluem a construção de cidades inteligentes, incorporação imobiliária sustentável, eficiência no uso de recursos naturais e soluções urbanas que promovem o bem-estar das pessoas.

Ao lançar empreendimentos inovadores como o Legacy, a maior torre residencial da Bahia, e o Monvert, o primeiro empreendimento residencial no Brasil a obter o Selo EDGE nível Advanced, a OR demonstra seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade. Junto ao Monvert, criamos o programa Refloresta, que compensou 100% das emissões de carbono de todo seu ciclo de obra com o plantio de árvores nativas da Mata Atlântica no entorno do empreendimento e em diversas regiões de Salvador. Iniciativas como o programa Refloresta e a Campanha realizada de Limpeza das Praias Locais, nos posicionam como uma empresa preocupada com a sustentabilidade e o bem-estar da comunidade.

Além disso, o Monvert fez o plantio de aproximadamente 300 mudas de árvores frutíferas dentro condomínios do bairro, além de ter preservado cerca de 2.600m² de área verde dentro do empreendimento, denominado Espaço Zen, tudo isso como forma de melhorar o espaço urbano onde atuamos.
Consolidando nosso compromisso com a qualidade e a pontualidade, o Monvert, localizado no Horto Florestal, foi entregue em janeiro de 2023, dois meses antes do prazo previsto em contrato, feito que nos reafirma como uma boa referência para o mercado.

As ações sociais promovidas pela OR não apenas demonstram o compromisso com a responsabilidade corporativa, mas também têm um impacto significativo na percepção do mercado imobiliário. Ainda pensando em inovação, a OR implantou uma loja física com foco na experiência do Cliente, denominada OR Experience, projetada para encantá-los através de imersões, impactando-os através dos 5 sentidos para que conheçam os novos empreendimentos.

As práticas de costumer experience vão desde o primeiro contato até o pós-venda, onde a OR mantém um canal de atendimento exclusivo para seus clientes através do atendimento digital via Whatsapp através da ORBI. Outra iniciativa da OR, consistiu no apoio à mulheres artesãs locais por meio do projeto Casa Tupinambá, implantado em Sauípe, não apenas promovendo o desenvolvimento econômico das áreas em que atuamos, mas também criando laços mais estreitos com os moradores locais e potencializando a força e autonomia feminina das mulheres impactadas pelo projeto e toda a sua comunidade.

A OR não só melhora a qualidade de vida de seus clientes e comunidades, mas também intensifica a agenda positiva do mercado imobiliário. O foco em práticas sustentáveis, inovação tecnológica e desenvolvimento social da OR contribuem para a imagem do setor imobiliário, promovendo um desenvolvimento urbano mais responsável e consciente.

Apresentar ações de responsabilidade social da empresa

Na fase de concepção de todos os projetos, a OR prioriza a realização de diagnósticos sociais para entender e buscar alternativas que atendam às comunidades vizinhas aos empreendimentos e tem como compromisso construir empreendimentos que atendam aos pilares de segurança, com um foco constante nas pessoas, sejam elas integrantes, parceiros ou membros da comunidade, promovendo a transformação sustentável do espaço urbano. Fomentamos o desenvolvimento humano e promovemos um ambiente de trabalho seguro, diverso, inclusivo e equitativo.

A partir de 2021, estabelecemos um Comitê com foco na Política de Diversidade e Inclusão, para oferecer informação e conscientização sobre diversas pautas, atuando na quebra de barreiras culturais e de acessibilidade dentro e fora dos nossos escritórios.

Nosso objetivo é garantir equidade no acesso às oportunidades e um ambiente de trabalho genuinamente inclusivo. Prezamos também pelo bom relacionamento com as comunidades do entorno, favorecendo o desenvolvimento social por meio de ações que contribuam para a melhoria da qualidade de vida, educação e oportunidades de geração de emprego e renda.

Em nossas obras, como Monvert e Terra Dourada Parque Camaçari, realizamos plantio e doação de mudas em Salvador e áreas vizinhas, com mais de 1.700 mudas plantadas. Além das ações de plantio, orientamos integrantes, vizinhos, clientes e parceiros a disseminar práticas sustentáveis e formas de redução da emissão de carbono através de mudanças de hábitos. Em uma das ações realizadas pela OR, aproximadamente 50 integrantes e fornecedores participaram da limpeza manual da Praia da Armação, em Salvador, coletando cerca de 150 kg de resíduos. Essa ação, liderada pela equipe de SSTMA da obra do Monvert teve como objetivo incentivar a proteção da vida marinha e promover a conscientização ambiental.

Outro exemplo marcante do nosso compromisso com a responsabilidade social é o projeto Casa Tupinambá, desenvolvido para apoiar a Associação Mãos Nativas, um grupo de mais de 20 artesãs da Vila Sauípe. Este projeto visa fortalecer a cultura do trançado de palha e influenciar positivamente a comunidade do entorno do empreendimento Reserva Sauípe, em Mata de São João. A Casa Tupinambá, situada no Eco Parque Sauípe, oferece às artesãs um espaço para executar e comercializar o seu trabalho, além de potencializar a rota turística do parque.

Além da construção da sede, o projeto inclui orientações sobre produção da palha e capacitação comercial, abrangendo gestão de negócios, finanças, marketing, e-commerce e secretariado. As peças artesanais são agora disponibilizadas em um marketplace que aceita encomendas de todo o Brasil. Essas e outras ações demonstram nosso compromisso com a responsabilidade social e a sustentabilidade, refletindo a missão da OR de transformar positivamente as comunidades onde atuamos, promovendo o desenvolvimento humano e a preservação do meio ambiente.

Utilização de diferenciais mercadológicos

Diversas inovações mercadológicas foram adotadas ao longo dos anos nos períodos de lançamento, sustentação e entrega dos produtos. Como a estratégia de apresentar o Monvert para as famílias interessadas através de um aplicativo que conectava-se ao book do projeto e a OR Experience – loja interativa que disponibiliza recursos que possibilitam uma experiência sensorial completa.

Focamos na experiência do cliente para que ele seja encantado desde o primeiro contato com a empresa. No pré-lançamento do Legacy, a OR proporcionou um atendimento exclusivo em sua loja, onde os clientes puderam explorar o empreendimento de forma imersiva. Eles conheceram a história e os detalhes do projeto através de ambientes temáticos e interativos, proporcionando uma conexão com o empreendimento que possui uma extensa e rica relação com o Grupo e a sua família fundadora.

Ainda no lançamento do Legacy, por exemplo, a empresa apresentou o Telescópio de Emil Odebrecht para simbolizar a visão de futuro do grupo, vinculando seu legado histórico aos projetos atuais. Isso permite que os clientes percebam ainda mais o cuidado que temos com cada empreendimento. A apresentação dos projetos é feita com tecnologia interativa, como mesas que permitem aos clientes explorar plantas, áreas comuns e outros detalhes através do toque, aumentando o envolvimento com o produto.

Após o atendimento, os clientes receberam peças decorativas com frases conectadas ao conceito do produto e ao adquirir uma unidade, ganham um book completo do empreendimento e acesso exclusivo ao seu aplicativo. Isso reforça a experiência vivenciada e cria uma lembrança duradoura. Na OR, entregamos excelência não apenas atendendo, mas superando os prazos estabelecidos. Além do atendimento presencial, também temos a experiência e apresentação por via digital, trazendo conforto e comodidade para que o cliente possa adquirir nossas unidades de qualquer local.

O Monvert, entregue em janeiro de 2023, dois meses antes do prazo previsto, consolidou o nosso compromisso com a qualidade e pontualidade, além de ter se destacado por ser o primeiro empreendimento residencial no Brasil a obter o Selo EDGE nível Advanced e o Selo IPTU Verde nível ouro, refletindo o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a eficiência no uso de recursos naturais, além de trazer economia para os custos fixos dos clientes.

Esses diferenciais mercadológicos elevam a experiência do cliente e reforçam a imagem positiva da OR como uma empresa inovadora, sustentável e atenta aos detalhes.

Design e plasticidade dos projeto/empreendimentos

A OR se inspira em trazer para os seus projetos uma arquitetura expressiva, funcional e que valorize o espaço urbano. Desde o conceito até a concepção do produto, buscamos encantar nossos clientes e a toda a cidade.

O Legacy foi idealizado para trazer o conceito de temporalidade e organicidade, presentes nas curvas do embasamento e do seu coroamento. Outro fator imponente para o design e plasticidade do projeto é a sua grande esbeltez, sendo o maior edifício residencial do estado da Bahia, com 54 pavimentos e uma altura aproximada de 182m. Além dos aspectos da fachada, todas as áreas comuns internas e externas seguiram o conceito de legado e inovação, trazendo sempre a modernidade em seus acabamentos e detalhes. Na equipe por trás do projeto, profissionais renomados como Antônio Caramelo (projeto arquitetônico), Alex Hanazaki (projeto paisagístico) e Rogério Menezes (arquitetura de interiores).

O Monvert, no Horto Florestal, também foi elaborado para que o design e a plasticidade permeassem pelo conceito em suas duas torres. Trazendo o conceito de integração entre a natureza e a tecnologia, a escolha dos seus revestimentos amadeirados e materiais que favorecem os diversos aspectos sustentáveis e se integram com a beleza das torres Auvérnia e Borgonha. Nos seus espaços internos, a temática de fauna e flora se fazem presentes, desde uma brinquedoteca até um Salão de Festas. O empreendimento é assinado pelo projetista arquitetônico Sidney Quintela, paisagismo de Alex Hanazaki e projeto de arquitetura de interiores das áreas comuns de Flávio Moura.

O Alameda Vert, ao lado do Empreendimento Monvert, foi concebido para garantir uma maior oferta de conveniências e serviços aos moradores do Horto Florestal, cujo bairro carece de espaços de convivência e lazer para as famílias. O VERT, teve o seu nome inspirado no elemento VÉRTICE, o qual significa o encontro entre duas retas, justamente por sua localidade de esquina, sendo a convergência entre a Waldemar Falcão e a Estácio Gonzaga. O Alameda Vert se destaca por ser um ponto de encontro entre as famílias, e possui design contemporâneo e urbano, cujo partido arquitetônico do edifício se assemelha a forma de um "V", fomentando uma praça central para convivência.

O Terra Dourada Parque Camaçari foi concebido buscando o melhor aproveitamento do formato linear do terreno. As áreas comuns foram distribuídas ao longo do condomínio, garantindo que todos os moradores tenham uma área de convívio a menos de 100 m de sua casa. O empreendimento possui 13.480 m² de áreas verdes, que proporcionam maior conforto térmico e visual, garantindo "respiros" entre as casas e maior contato com a natureza.

Qualidade das campanhas publicitárias

A OR valoriza a força da publicidade para divulgar seus empreendimentos, desenvolve ações customizadas para segmentos específicos e parcerias com marcas que possuem sinergia com seu público alvo, promovendo eventos e experiências únicas para os clientes. Cada lançamento imobiliário da OR possui campanha exclusiva, direcionadas ao respectivo público de interesse.

O Legacy, por exemplo, destaca em seu conceito a relação afetiva com a história da OR e do Grupo Novonor, focando em criar memórias familiares ao longo das gerações. A campanha publicitária do Legacy tem como mote “a relação de amor com o tempo”, expressada através de uma pattern que simboliza a passagem do tempo e importantes marcos da vida, acompanhada de um copywriting poético em toda apresentação digital e física do empreendimento. Através dos cinco sentidos, diversos elementos foram utilizados para envolver o cliente em sua apresentação.

O aroma dos ambientes, com notas de lavanda e patchouli, trazia uma fragrância amadeirada. Visualmente, a pattern revelava a passagem do tempo por meio de imagens que simbolizam marcos da vida, como nascimento, casamento e formatura em seu vídeo comercial. Para o paladar, um catering personalizado, oferecia uma seleção de pratos salgados e doces, além de vinhos e espumantes para harmonização. O sentido do toque foi transformado em uma experiência interativa através de uma tela touch na mesa, permitindo que os clientes visualizassem o projeto com maior envolvimento.

A trilha sonora, criada por uma orquestra com base em músicas de cinema, foi cuidadosamente mixada para transmitir a imponência do empreendimento. Entre os materiais elaborados para apresentação do produto, é possível destacar os vídeos. O vídeo manifesto foi 100% ilustrado para retratar a dança da vida na relação familiar e utilizando a tessitura do tempo. Para o vídeo comercial do empreendimento, utilizamos a pattern para conectar as áreas comuns que possuem total sinergia com a marca e conceito do empreendimento.

A publicidade do Legacy está focada tanto no ambiente digital quanto nas mídias offline, com um plano de mídia que inclui uma campanha teaser poética e conceitual, e a campanha de apresentação do produto explorando o branding e o conceito, com materiais para outdoors, vídeos curtos para WhatsApp e redes sociais. Destacamos também a campanha de entrega antecipada do Monvert, realizada dois meses antes do previsto.

O evento de entrega, dedicado aos clientes Monvert, reuniu mais de 400 convidados nas áreas comuns do Empreendimento. Uma celebração repleta de entretenimento, onde os convidados puderam desfrutar de experiências oferecidas pela OR e marcas parceiras no boliche, yacht bar e na brinquedoteca.

Para divulgar o evento, foram veiculados releases em diversos canais de imprensa, destacando não apenas a entrega adiantada do empreendimento, mas também suas iniciativas ESG, reforçando nosso compromisso com a sustentabilidade e a excelência em cada projeto.

Candidatos Inscritos