A história da Santa Helena começa em 1975, quando foi dado o primeiro passo rumo a uma trajetória de sucesso. Atuando como incorporadora desde a data de sua fundação, em 1982 a Santa Helena passou a atuar também como construtora, atendendo a seus próprios empreendimentos e de terceiros. Sempre movida a desafios, foi pioneira ao investir em vetores de crescimento da cidade, como a Federação, Pituba e Itapuã, e da Linha Verde, em Praia do Forte. Desde o seu primeiro lançamento, o Edifício Bosque Suíço, localizado no bairro de São Lázaro, a Santa Helena ergue empreendimentos que ajudam no desenvolvimento e valorização de diversas regiões. Assim como é o caso também do Shopping Itaigara, inaugurado em 1980, para impulsionar e modernizar a região, consolidando-a como um bairro nobre da cidade de Salvador. Inovou, levando sofisticação para a bela região de Itapuã, com o Residencial Quatro Rodas, primeiro condomínio da área. Além disso, ergueu o primeiro empreendimento na região do Candeal, o Bosque do Candeal. Já no litoral norte, vale destacar o inovador Residencial Praia do Forte, primeiro empreendimento neste formato da região. Hoje a Santa Helena é reconhecida como a empresa que mais lançou empreendimentos em Praia do Forte. Uma empresa que foi além do óbvio e enxergou o potencial de diversos lugares. Foram muitos marcos, inúmeros empreendimentos de médio e alto padrão, todos únicos. Como o Condomínio Paulo Nunes, no bairro da Graça; O exclusivo Margarida Costa Pinto, responsável por levar o nome da Santa Helena para o icônico Corredor da Vitória; O premiado Porto Trapiche Residence, considerado o primeiro loft sobre o mar do país, ganhador do Prêmio ADEMI em 2015 na categoria residencial como o empreendimento que mais se destacou durante toda existência da entidade. Esses são apenas alguns dos projetos da Santa Helena que denotam a diversidade de seus empreendimentos, sempre aliando tradição à inovação. Toda essa história criou um legado: hoje sua marca é sinônimo de satisfação dos seus clientes. Com um passado de grandes realizações, a Santa Helena mantém seu perfil inovador e inquieto e aspira um futuro de novas conquistas, visando expandir sua atuação para outros mercados. A Santa Helena é formada por uma equipe aguerrida, com foco em perpetuar toda essa história. Uma empresa com novos talentos e profissionais veteranos. Esse é o resumo da trajetória de quem é motivado pelo desafio de ser melhor a cada dia para seus clientes, colaboradores, sociedade e meio ambiente.
Ao longo de seus 49 anos de trajetória, a Santa Helena se destacou como uma precursora ao investir em áreas estratégicas de crescimento urbano, como Federação, Pituba e Itapuã, além da deslumbrante Praia do Forte, na Linha Verde. Em cada uma dessas localidades, seu compromisso primordial foi com a valorização do entorno, deixando um legado de desenvolvimento sustentável e progresso.
Em 2024 lançou o empreendimento SOUL Ondina que foi cuidadosamente planejado para integrar-se ao entorno, respeitando todas as limitações da área e visando a maximização de impactos positivos na região. O projeto dialoga com o tecido urbano da cidade de forma sensível e integrada. Em sintonia com a nova orla de Ondina e com a dinâmica turística da região, o projeto se destaca por uma arquitetura que valoriza a leveza e a elegância, respeitando a escala do bairro e promovendo um impacto visual positivo na paisagem litorânea.
Por décadas, a Santa Helena vem transformando o cenário imobiliário baiano, elevando os padrões do setor e redefinindo a interação das pessoas com o espaço urbano. Sua busca incessante pela excelência resultou em empreendimentos que superam as expectativas dos clientes mais exigentes, estabelecendo um novo paradigma de qualidade e confiabilidade.
Além de construir edifícios memoráveis, como o Mansão Margarida Costa Pinto e o Porto Trapiche Residence, a Santa Helena se destaca por seu compromisso com o desenvolvimento urbano responsável a moldar o futuro do mercado imobiliário, deixando um legado duradouro para as gerações futuras.
O reconhecimento da qualidade construtiva entregue pela empresa é comprovada pelas inúmeras obras realizadas para terceiros, que confiam os seus empreendimentos de mais alto padrão às mãos da Santa Helena para executar.
A Santa Helena é um símbolo de tradição, confiabilidade e compromisso com a excelência. Ao longo de sua trajetória, destacou-se na construção e incorporação de residenciais de alta qualidade na Bahia, conquistando respeito e reconhecimento no setor. Zelando pelo bem-estar de seus colaboradores, a empresa promove eventos como Setembro Amarelo, Novembro Azul e Outubro Rosa.
Priorizando a segurança e saúde de sua equipe, a Santa Helena realiza a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), oferecendo atividades voltadas à prevenção de acidentes e palestras informativas com medidas práticas para evitar lesões ou doenças ocupacionais. Esse compromisso estende-se não apenas durante esses eventos, mas é mantido diariamente, de forma contínua. A conquista do selo GPTW, reconheceu a Santa Helena como um "Great Place to Work" e reforçou o seu compromisso com o bem-estar e saúde dos seus colaboradores.
Além das ações internas, a Santa Helena busca contribuir para a sociedade, através da parceria contínua com o Hospital Martagão Gesteira, apoiando suas iniciativas, como o Jantar do Bem, a Corrida Colorida, dentre outras ações da instituição. Seu compromisso com a qualidade e gestão ambiental reflete-se nas certificações ISO 9001 e no selo IPTU Verde obtidos em seus projetos mais recentes, demonstrando um comprometimento sólido com a sustentabilidade.
Além de sua dedicação à excelência e responsabilidade socioambiental, a Santa Helena destaca-se por construir relacionamentos sólidos e duradouros com clientes e parceiros. Por meio de uma abordagem personalizada e centrada no cliente, busca-se proporcionar a melhor experiência em cada projeto, contribuindo para a satisfação e fidelidade ao longo dos anos.
Em 2024, na Santa Helena, a utilização eficaz de diversas ferramentas mercadológicas impulsionou significativamente as vendas. O CRM (Construtor de Vendas), que abrange toda a jornada de compra do cliente, proporcionou acesso ilimitado a todas as informações necessárias para concretizar negócios, permitindo um gerenciamento eficiente do relacionamento com os clientes. A automação de marketing através do RD Station agilizou processos como envio de comunicados, agendamento de postagens em redes sociais e nutrição de leads.
Além disso, estratégias como o marketing de conteúdo e SEM (Search Engine Marketing) contribuíram para aumentar a visibilidade da marca e influenciar nas decisões de compra, enquanto as redes sociais se tornaram canais essenciais para gerar autoridade, relevância e estabelecer relacionamentos com os clientes para a geração de leads. O marketing de afiliados e a análise de dados por meio de ferramentas de analytics, também desempenharam papéis importantes, impulsionando o crescimento das vendas. A criação do portal de vendas SH, um site voltado exclusivamente para dar suporte a toda força de vedas, representou mais um passo significativo na otimização dos processos de vendas e no fortalecimento da presença online da Santa Helena.
Em 2024, um dos grandes diferenciais da Santa Helena na campanha do SOUL foi a experiência de atendimento: os clientes foram recebidos em uma sala de imersão exclusiva, onde puderam vivenciar o projeto por meio de uma maquete 3D em alta definição. Essa estrutura inovadora reforçou o compromisso da Santa Helena com a tecnologia e a excelência no relacionamento com o cliente, proporcionando uma jornada de compra envolvente, intuitiva e memorável.
O resultado foi um lançamento de grande repercussão, com 80% das unidades vendidas nos primeiros meses — reflexo direto da força da marca Soul, da credibilidade da Santa Helena e da assertividade de uma campanha que uniu branding, estratégia comercial, inovação e encantamento.
Completando 50 anos em 2025, a Santa Helena se consolidou como uma referência no mercado imobiliário baiano de alto padrão, marcando a paisagem urbana de Salvador com projetos que aliam sofisticação estética, excelência construtiva e personalidade arquitetônica.
A incorporadora e construtora baiana se destaca pelo compromisso contínuo com o design autoral e a plasticidade dos seus empreendimentos — elementos que tornam cada projeto único, atemporal e integrado ao seu entorno.
Do clássico ao contemporâneo, sua assinatura é reconhecida em obras como o sofisticado Mansão Margarida Costa Pinto, no Corredor da Vitória, um projeto que se destaca pelo refinamento das formas e integração com uma das áreas mais nobres da cidade, e o icônico Porto Trapiche Residence, o primeiro "loft sobre o mar" do país, um símbolo de inovação e design com vista privilegiada para a Baía de Todos-os-Santos.
A coerência entre forma, função e experiência de moradia é uma constante nos empreendimentos da marca, que alia soluções arquitetônicas de alto nível com a cuidadosa curadoria de materiais, valorizando a leveza das linhas, a fluidez dos espaços e a harmonia visual com o cenário baiano.
Em 2024, o lançamento Soul Ondina reforça essa constante. Inspirado no movimento orgânico do mar e na alma leve de Salvador, seu design incorpora linhas curvas que traduzem uma linguagem arquitetônica autoral, contemporânea e fluida. A plasticidade do Soul está presente em cada detalhe: os arcos e elementos orgânicos presentes no projeto de interiores fazem referência direta à identidade visual da marca, criando uma conexão sensível entre o espaço e o conceito do empreendimento.
Em um mercado em constante transformação, a Santa Helena mantém seu olhar voltado para o futuro, sem abrir mão da tradição. O resultado é um portfólio que combina beleza, inovação e durabilidade — marcas de uma empresa que há cinco décadas transforma espaços em verdadeiras obras de arte habitáveis.
Na Santa Helena Incorporadora, entendemos que cada empreendimento é mais do que apenas um edifício; é um universo único, repleto de possibilidades e experiências emocionantes. Por isso, nossas campanhas publicitárias são cuidadosamente elaboradas para capturar a essência e a atmosfera de cada projeto, levando nossos clientes em uma jornada visual e sensorial. Desde a arquitetura imponente até os espaços meticulosamente projetados, buscamos transmitir não apenas as características físicas, mas também a energia, o estilo de vida e a emoção que cada empreendimento oferece.
Nosso objetivo é mais do que simplesmente vender imóveis, é proporcionar aos nossos clientes uma experiência completa, desde o primeiro contato com a campanha publicitária até o momento em que eles se tornam parte da comunidade do empreendimento. Ao mergulhar no universo de cada projeto, nosso público-alvo pode visualizar-se não apenas como proprietários de um imóvel, mas como participantes de uma história em constante evolução, onde o conforto, a beleza e a qualidade de vida se entrelaçam harmoniosamente.
Nos produtos, uma tecnologia adotada pela Santa Helena é utilização de drones e tecnologia 3D para simulações e realidade aumentada, permitindo aos clientes uma experiência imersiva na visualização dos projetos antes mesmo da construção, aumentando a precisão e a eficiência no planejamento e na execução. O uso do drone também se estende às obras, para acompanhamento da evolução física.
Pensando em facilitar o acesso do cliente à informação, para melhor uso e manutenção do imóvel, a Santa Helena utiliza a plataforma Fastbuilt para disponibilização do manual do proprietário, além da abertura e acompanhamento de chamados de assistência técnica pós entrega. Pensando na melhor experiência do cliente, todos os apartamentos contam com um QR Code no quadro elétrico que dá acesso direto ao Fastbuilt.
Para garantir a segurança e o conforto dos moradores, as unidades privativas contam com fechaduras eletrônicas, enquanto a infraestrutura para automação residencial proporciona maior comodidade e praticidade no dia a dia. Além disso, as áreas de uso comum dos empreendimentos mais recentes serão equipadas com sistemas de reconhecimento facial, proporcionando um acesso seguro e conveniente para os moradores, em linha com os mais altos padrões de tecnologia e segurança.
Por fim, pensando no futuro da mobilidade sustentável, a Santa Helena também investe em infraestrutura para ponto de carregamento para carros elétricos, incentivando o uso de veículos limpos e contribuindo para a redução das emissões de carbono.
Um dos diferenciais marcantes dos empreendimentos da Santa Helena é o uso estratégico de Big Data Analytics. Por meio da análise de dados em tempo real, a empresa é capaz de tomar decisões mais embasadas em todos os aspectos do desenvolvimento imobiliário.
Além disso, a Santa Helena adota o sistema BIM (Building Information Modeling) de forma integral em seus processos de desenvolvimento de produtos. Esse sistema permite um planejamento mais preciso e uma execução mais eficiente, desde o levantamento de quantitativos até a compatibilização de projetos, resultando em empreendimentos de alta qualidade e maior eficiência construtiva.
Nos canteiros de obras, a empresa implementa sistemas avançados de gerenciamento e armazenamento de projetos, como por exemplo o Construmaneger e Construpoint, garantindo um controle rigoroso dos projetos e gestão do Sistema de Gestão de Qualidade.
A realização do diário de obras digital, através do APP Diário de Obras, garante uma melhor gestão da informação, facilidade de acesso, e melhor análise dos processos e dos prazos, refletindo em entregas pontuais e dentro do orçamento estabelecido.
No que diz respeito à estrutura dos empreendimentos, a Santa Helena aposta no Sistema steel frame com fechamento em drywall nas paredes internas dos apartamentos, proporcionando maior resistência, durabilidade e versatilidade arquitetônica, além de ser mais sustentável, pela redução de resíduos da obra.