Unidas pelo propósito de realizar empreendimentos inovadores e de alto padrão, a Civil e a Barcino Esteve compartilham valores essenciais: qualidade, excelência nas entregas e atendimento personalizado. A Civil, fundada em 1961 pelo engenheiro politécnico Eduardo Valente, é composta por uma Incorporadora, Construtora, Mineradora, e divisões de Pré-Fabricados Leves e Pesados. A empresa se destaca no mercado baiano pela entrega consistente de projetos sólidos e da qualidade, sempre buscando superar as expectativas convencionais. A Barcino Esteve, fundada em 1960 pelo engenheiro Barcino Coelho Esteve, combina a estética catalã, herdada de seu pai, com a eficiência nordestina de sua mãe. Essa fusão de influências permite à empresa alcançar seus objetivos empresariais sem perder a essência artesanal que a caracteriza desde a sua fundação. Com mais de 120 anos de experiência combinada, ambas as empresas conquistaram a confiança total do mercado, baseando sua solidez em projetos de alta qualidade, responsabilidade social, respeito ao meio ambiente e uma busca por inovação. Juntas, elas somam mais de 500.000m² construídos nas áreas residencial, comercial e industrial, sempre incorporando novas tecnologias, promovendo capacitação e treinamento contínuo de seus colaboradores, e assegurando a integração com o entorno. Este compromisso com a sustentabilidade fortalece suas atividades e assegura um impacto positivo no mercado e na comunidade.
Nascido a partir da inspiração das linhas náuticas que remetem às embarcações marítimas, com projeto da Architects+Co, o Nau está localizado na melhor região da Barra, bairro vibrante da capital baiana, à beira mar. O empreendimento está situado em um terreno que conecta duas esquinas, entre a Avenida Almirante Marques de Leão, a Rua Alfredo Magalhães e a Rua Afonso Celso.
O projeto nasceu a partir da sua localização privilegiada e existe em celebração ao mar e à ideia de que navegar é preciso, nem que seja diariamente com o olhar pousado no horizonte marítimo. Nele há ainda a liberdade de escolher qual a melhor planta se adequa às suas necessidades. O Nau traz, através do seu projeto, a melhor experiência da Barra para seus proprietários e ainda pleiteia uma interação enriquecedora do seu entorno.
Ainda antes de se tornar uma incorporação, o terreno do Nau foi a casa para uma edição da CASACOR, iniciativa democrática que é a mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. No período de lançamento do empreendimento, os tapumes do terreno deram espaço à arte do grafite, conceituada no estilo de vida no entorno em forma de gentileza urbana, com o propósito de favorecer o urbanismo e o paisagismo em seu entorno.
E nessa direção, a contribuição seguinte do empreendimento para a cidade também está presente em seu projeto, que conta com fachada ativa em simbiose com o mundo ao seu redor, sendo lojas de pé direito duplo no térreo voltadas a favorecer o comércio local, o turismo na região e a urbanização. A arquitetura da fachada, atraente por si só devido ao seu design contemporâneo, conversa com o conceito, que também é explorado no rooftop do empreendimento, onde a vista da piscina é a Baía de Todos os Santos.
O Nau não é apenas um empreendimento, mas também uma experiência completa do melhor que a Barra tem a oferecer.
Lançado em novembro de 2019, o Nau teve todas as suas unidades residenciais comercializadas no primeiro mês. Foram 138 apartamentos ao total, 14 andares residenciais com 11 tipos de plantas diferentes, entre unidades quarto e sala, 1 suíte com lavabo, 2 quartos, além de três unidades exclusivas, que possuem um terraço além da varanda e vista frontal para o mar.
A força imobiliária de vendas, associada à inovação do projeto, oportunidade na localização e alto potencial rentável contribuíram para a velocidade na comercialização. Mas, além disso, as vantagens para a aquisição do empreendimento imobiliário não pararam por ali. Fortaleceu-se o senso de urgência na aquisição de imóveis no local afinal, todos queriam um bom negócio, em um bairro que favorece a andabilidade, portanto as interações sociais. A inteligência comercial interna da incorporadora mapeou esses pontos e assim, pôde ser assertiva em relação a todo o produto.
Junto a isso, algumas tendências no mercado baiano passaram a fazer cada vez mais sentido. A exemplo de itens na área comum como lavanderia coletiva e pet care, até inovações mais ousadas, como no caso dos apartamentos sem vagas de garagem, que foram vendidos numa velocidade equivalente ou até maior que os demais, uma vez que, com base em estudos feitos no período de concepção do produto, foi comprovado o fato de que, principalmente para o público de curta temporada, a vaga em diversos momentos se fazia irrelevante.
O Nau é, portanto, uma aposta na revitalização de uma das áreas mais icônicas da cidade, a Barra, trazendo com seu design arrojado e proposta inovadora, uma injeção de energia no mercado imobiliário na região, equilibrando a interação entre a tradição e inovação em um dos bairros mais querido pelos soteropolitanos.
Ainda na engenharia montante, ou seja, nas etapas iniciais de estudos, desenvolvimentos e legalização, já se utilizava o BIM - Building Information Modeling, que se traduz como Modelagem de Informação da Construção - para a compatibilização inicial dos projetos. Os estudos do terreno tiveram o apoio de voos de drone, ferramentas como o AutoDoc e gestão dos processos pelo modelo Kanban.
Todas essas tecnologias foram levadas além dos seus usos convencionais. Para o canteiro de obras, por exemplo, os funcionários possuem acesso a tablets, com leitura de QR Code e visualização de projetos 4D, favorecendo a resolução rápida de problemas, respostas imediatas para dúvidas de projeto e visualização dos processos. Soma-se a isso a utilização de aplicativo próprio desenvolvido para a gestão de qualidade e segurança e utilização de métodos construtivos mais modernos, como dry wall, e parte da fachada em alumínio.
No projeto do empreendimento, itens como brises na fachada lateral para maior conforto térmico e cobertura verde também estão presentes. O Nau, fazendo avanço progressivo da cultura já estabelecida de valorização à sustentabilidade pela Civil e a Barcino Esteve, conquistou a Categoria Ouro para o seu IPTU Verde. São diversos itens que atuam juntos nessa perspectiva sustentável, a exemplo de placas solares na cobertura para produção de energia limpa para a área comum, vagas para carro elétrico, elevadores inteligentes sem casa de máquina com baixo consumo de energia, torneiras com fechamento automático nas áreas comuns, sistema dinamarquês Grundfos de bombeamento de alta eficiência, entre outros.
O Nau, assim como os demais empreendimentos provenientes da parceria entre a Civil e a Barcino Esteve, exala inovação e tem a sustentabilidade como um de seus pilares.
No desenvolvimento de um empreendimento de alta qualidade e durabilidade, como é o caso do Nau, a aplicação de novas tecnologias é essencial para garantir tanto a estética quanto a funcionalidade das estruturas. Cada detalhe arquitetônico e de engenharia é meticulosamente planejado para enfrentar os desafios do tempo e assegurar a longevidade do projeto.
Seguindo nesse pensando foi possível tornar realidade a marquise do rooftop, que apresenta um design inovador em formato de "folha", rompendo com os formatos tradicionais. A solução técnica para este elemento foi desenvolvida em fibra de vidro, favorecendo a sua durabilidade diante da forte exposição de salinidade devido à proximidade do mar.
Nas fachadas, os painéis de Alumínio Composto (ACM) foram selecionados com especial atenção para garantir proteção contra a salinidade. Esta escolha tecnológica assegura que os elementos decorativos mantenham sua integridade e aparência ao longo do tempo.
Essas escolhas exemplificam como as tecnologias adotadas do Nau podem garantir que a estrutura não apenas atenda às necessidades estéticas e funcionais, mas também resista ao passar do tempo e às adversidades ambientais.
Ao pensarmos inicialmente o conceito do Nau, sabíamos que ele deveria ser grandioso, rico em detalhes. A Architects+Co foi a responsável pelo projeto desde os primeiros traços, linhas e formas. Composto por uma equipe formada por consultoria imobiliária, arquitetos, marketing, agências e time de desenvolvimento interno de produto, o projeto Nau foi explorado em cada detalhe.
A fachada foi escolhida para execução em alumínio composto em tons branco e amadeirado, com esquadrias do piso ao teto e muitos detalhes. As suas linhas curvas remetem ao formato de uma âncora.
A parte acima das lojas no térreo, onde existem três pavimentos de garagem, lembram a estrutura de um barco. Assim como na fachada lateral, a proa é sutilmente representada.
Na localização, onde o "barra life style" faz todo sentido, a possibilidade de escolhas de plantas ganha destaque. As 11 tipologias diferentes, variando de 34,24m² a 118,32m² tiveram o espaço completamente aproveitado. A personalidade em toda a área comum se soma à sustentabilidade do Nau. No rooftop, a piscina e área gourmet possuem vista panorâmica. A academia também fica no mesmo pavimento, e possui esquadria do piso ao teto, com vista para a Baía de Todos os Santos. Contemplada de cima, a cobertura que abriga as placas solares possui um design único, com traços que lembram uma vela.
No Nau, "A inovação é o foco, mas nossa diretriz aponta sempre para empreendimentos que promovam um conjunto de ações sustentável", diz a frase estampada no book comercial do empreendimento.